terça-feira, 3 de maio de 2011

Os problemas do desenvolvimento

Comparando o modo de vida em outras cidades, observa-se que alguns problemas surgem quando o desenvolvimento aparece: assaltos, atropelamentos, meio ambiente, favelas, lixo, falta de infraestrutura, necessidade de maior investimento em saúde e educação...

Em breve, nossa cidade será cortada por uma BR e, inevitavelmente, esses problemas e outros apareceram independente de nossa vontade.

Será que já estamos prontos para aceitar e enfrentar esses pontos negativos que o desenvolvimento traz? Podemos planejar algo para minimizar as coisas ruins do crescimento econômico? Ou vamos primeiro deixar aparecer um cenário negativo pra corrermos contra o tempo e consertar algo que é previsível?

O que queremos daqui a cinco anos tem que ser planejado hoje, para podermos ter uma chance de nossas vontades se tornarem realidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Todos os problemas sociais citados virão por gravidade. O que acho difícil é sair a pavimentação da BR.

Anônimo disse...

Aí é onde tá, pois o planejamento necessário para o desenvolvimento da cidade fica a mercê de políticos que, no máximo, tem o pensamento estendido até o final do mês, quando recebem os seus vencimentos, ou dos que ainda querem se eleger para assim poder cumprir os compromisso$ de campanha.

É dificil a situação de Upanema.

Anônimo disse...

Vc será, doutor, um bom secretário de planejamento no próximo governo