domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa e coelho

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm

3 comentários:

Jander Freire disse...

meu amigo Ricardo, permita-me discordar...

essa história de coelho de páscoa, no fundo, no fundo, é pra desviar o real sentido da páscoa: a Ressurreição de Cristo! A qual é o alicerce da nossa fé, afinal, como o Apóstolo Paulo disse: "E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé." (1 Corintios 15:14).

Portanto, para quem foi derrotado na Ressurreição de Cristo (satanás), nada melhor do que colocar na cabeça do povo como simbologia da páscoa uma coisa que não tem nada a ver...como um coelho...afinal, para o cristão verdadeiro "esperança de nova vida" só com a ressurreição do nosso Senhor.

Ricardo Alexandre disse...

Também concordo com vc. O real sentido de festajarmos a páscoa deveria ser a ressurreição de Jesus Cristo. A sua passagem da vida terrestre pra vida no ceu.

Anônimo disse...

E EU AINDA ACRESCENTO:QUE A VERDADEIRA FIGURA E A DE UM CORDEIRO.PQ NO ANTIGO TESTAMENTO OS HEBREUS SACRIFICAVAM O CORDEIRO PARA DEUS, NO NOVO TESTAMENTO CRISTO VEIO E SE FEZ O CORDEIRO, SACRIFICADO E MORTO,MAS ACIMA DE TUDO RESSUSCITADO.CABE A NÓS ACEITA ESSA VERDADE E A CRISTO COMO UNICO SIMBOLO DA PASCOA. LIGIA.