domingo, 31 de julho de 2011

Universitários

Do blog Upanemanews:

O dia 28 de julho de 2011 vai ficar marcado na História de Upanema. Nesta data foi criada oficialmente a nossa Associação de Universitários com a eleição de sua primeira diretoria, composta por Lusinácia, Marinaldo, Ericlênede, Jéssica, Pollyana e Klênia.


Em uma assembleia que contou com a participação do prefeito em exercício Manoel Carlos e de alguns secretários municipais, quase 100 universitários compareceram ao plenário da Câmara de Vereadores para participarem do evento.


Mais uma conquista do Jornal de Upanema


O sonho da criação de uma associação de universitários em nossa cidade surgiu em uma reunião do Jornal de Upanema em julho de 2010. Os membros do Jornal perceberam a necessidade de uma entidade para defender a categoria de estudantes que passa, muitas vezes, por situações de dificuldades e que portanto precisa ser melhor representada. Da mesma reunião foi tirado o encaminhamento para que fosse realizado um encontro de universitários para dar início ao debate que deveria levar a criação da associação. E assim, no dia 18 de setembro de 2010 aconteceu o II Encontro de Universitários de Upanema, evento que não acontecia desde a década de 80 e que foi realizado dentro da programação das festividades de emancipação política de nossa cidade e que contou com a apresentação de grupos musicais, palestras e a primeira reunião para elaboração do estatuto da associação.


Após um período sem avanços, novamente o Jornal de Upanema entrou em cena nos últimos meses para fomentar nos estudantes o desejo de criar essa associação. Assim, aconteceram conversas com Lusinácia, incansável lutadora, como seus companheiros Ericlênede, Marinaldo, Klênia e tantos outros que tiveram um papel importante na implementação dessa associação.


Uma associação que já surge forte


A Associação de Universitários já surge forte. Já conseguiram recursos para o registro da entidade, o que não é tão barato, conseguiram colaboração de advogado, contador e uma sede, já que o Jornal de Upanema ofertou sua sede para a instalação provisória da associação.


Próximos passos


A diretoria eleita já trabalha para organizar com sucesso o III Encontro de Universitários novamente em setembro, nas comemorações de emanciapção política. Já estão contactando com palestrantes e montando a programação.


A diretoria também anunciou que vai lutar pela aquisição de ocmputadores para a sede da associação para que os estudantes possam realizar pesquisas e elaborar seus trabalho já que muitos infelizmente são carentes. Também vão buscar parcerias para cursos e estágios entre outra ações.


Desejamos assim parabéns a este grupo que torna nossa cidade mais forte, nosso cidadão mais crítico e atuante. A recompensa certamente virá com o tempo. Mais uma vez parabéns!

Nenhum comentário: