sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SER UPANEMENSE

Gostar de uma cidade, do local onde você nasceu é normal. Lembrar dessa cidade quando estamos fora dela é nostalgia, gera saudade e vontade de um dia voltar, mesmo que seja de férias ou final de semana.
Upanema é um dedo de Deus, pela sua harmoniosa estrutura geológica, plana, próxima a um rio, e principalmente, pelo seu povo. Nós poderíamos ter nascido em qualquer lugar do mundo, mas o criador quis que fosse aqui ou em outra cidade desde que fosse perto daqui.
Ser upanemense é diferente. Somos guerreiros, lutadores, idealistas, de uma consciência política ampla e democrática. Não somos melhores do que ninguém, talvez pensamos diferentes, com grandeza de a cada dia melhorar a nossa cidade.
Ser upanemense, por exemplo, é atender ao telefone e se identificar assim: Alô, quem é? É fulano. Que fulano? Fulano de UPANEMA homi. Ah! Sim. Usar o nome da cidade como seu sobrenome, sua identidade. Ser upanemense é ter que vir aqui uma vez por ano ou pelo menos saber das notícias que acontecem, ler os blogs, o Jornal de Upanema, ouvir a FM 104 pela internet, ligar para seus parentes, amigos; participar das festas religiosas, sociais, celebrar os entes queridos...
Ser upanemense é muito mais coisas!

Um comentário:

C arlos Lopes disse...

É isso mesmo Dr. Ricardo. No meu trabalho existem dois Carlos: Carlos de Macau e Carlos de Upanema.