sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PERGUNTA DE UM LEITOR DO BLOG

E vc Dr. Ricardo , gosta tanto de comentar política, o que está achando dos juntos e misturados?
Por Anônimo em BORBOLETAS às 14:21

É impressionante como os upanemenses gostam de política partidária.

Mas, a minha opinião é que ainda não vejo a aliança consolidada, firme e definida em torno de um nome consensual. Vejo dois grupos políticos tratando de possíveis acordos para 2012 de forma bem avançada.

EU TORÇO PELO MELHOR PRA UPANEMA; e espero que a aliança tenha algo de concreto nesse sentido. Não fique com o sentimento de vingança (pelo menos é a atmosfera que muitos estão sentindo nesse momento da discussão) contra outros políticos de nossa cidade.

Quem é político faz política até sonhando. Desse modo, reuniões são extremamente proveitosas pra formar alianças a qualquer tempo. Mas, corroboro com a ideia de que ainda está cedo pra definições da próxima eleição municipal; é tempo de administrar a cidade, buscar soluções efetivas para os diversos problemas urbanos e rurais.

Cabe ao Governo administrar a cidade, agradar o povo, fazer a cidade caminhar com um norte definido, claro e com soluções para as dificuldades; cabe à oposição mostrar os erros, acomodar os descontentes e firmar alianças para se fortalecer e enfrentar uma administração.

Repito: espero que a aliança quando consolidada discuta à exaustão o cenário atual de nossa cidade e, o mais importante, como solucionar os muitos entraves para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos upanemenses.

Ao anônimo espero ter respondido a contento e até 2012.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BORBOLETAS

Alguém pode explicar o deslocamento contínuo das borboletas sempre no mesmo sentido, nesse período do ano?

O que significa essa grande número de borboletas em relação ao inverno? Tem alguma relação com as chuvas?

PONTE SOBRE O RIO UPANEMA

O estado da ponte sobre o rio Upanema é lastimável, sem condições de tráfego, passível de assalto, um verdadeiro descaso.

Apesar de sua importância para os upanemenses, ninguém toma uma atitude concreta para solucionar, de uma vez por todas, o problema daquele betume escuro.

Não sou engenheiro, mas acho que a estrutura de ferro junto com asfalto é inadequada pra suportar tanto peso de carretas e caçambas pesando toneladas quando carregadas.

SUGESTÃO: ou a prefeitura destina um percentual do ISS pago pelas empresas, que usam transporte pesado, para fazer a manutenção da ponte; ou pode criar uma parceria entre o erário e as empresas para consertar o asfalto; ou ainda solicitar do órgão estadual competente, acho que o DER, para uma manutenção mais frequente e efetiva.

Algo tem que ser feito. Só não pode esperar o asfalto desaparecer por completo.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CERVEJA EMAGRECE


Essa notícia parece mentira. Mas, alguns cientistas da Universidade de Barcelona descobriram que um copo, repito: um copo, por dia traz benefícios à saúde. A famosa gelada possui muito cálcio que previne a obesidade; ela ainda está associada ao menor risco de desenvolver a diabetes e a pressão alta.

Só não pode tomar o líquido amarelo com um prato de rabada, lógico!

FÉRIAS II

Outra dica de férias é ler livros. Dois bons livros estão na espera nessas férias e serve como dica de leitura por recomendações:

  • Ensaio sobre a cegueira - autor: José Saramago;
  • A última grande lição, o sentido da vida - autor: Mitch Albom.

FÉRIAS




Uma das coisas que se faz nas férias é viajar. Pois bem, semana passada fomos convidados, por Dr. Renato Martins, a visitar a praia das fontes; especificamente o hotel parque das fontes, na cidade de Beberibe-CE.

Foram quinze casais com alguns filhos, totalizando mais de quarenta pessoas. Dentre elas, o prefeito de Severiano Melo - Sivestre Monteiro; Dr. Paulo que é médico em Pau dos Ferros; o futuro prefeito de Rodolfo Fernandes - Wilton Monteiro; além de jovens casais de Mossoró e Natal.

Uma viagem muito boa, alegre, com oportunidade de conhecer novas pessoas e novos lugares. Por exemplo, a gruta onde foi gravada uma cena chocante da personagem Açucena da novela tropicaliente e a lagoa onde foi gravado o programa NO LIMITE da tv globo.

O hotel dispõe de várias opções de lazer: cavalgada, passeio de ultra-leve, buggy, parque aquático, quadra de tênis, boate...
Vale a pena conferir!

Novo blog

Blog do Grupo de Jovens.

O Grupo de Jovens da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Upanema criou um blog para divulgar as atividades realizadas pelo mesmo. Confira: AQUI.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

JORNAL DE UPANEMA

Nossa matéria, que trata do sorriso como terapia, já está disponível no site do Jornal de Upanema.

Leia aqui.

Vocês podem sugerir temas para que eu pesquise e escreva na próxima edição do JU.

CAMPEONATO CARIOCA


Começa hoje o mais charmoso campeonato estadual do Brasil. Sem o maracanã, o certame perde o brilho que deve ser recuperado pela presença de grandes craques como Fred, Conca, Deco, Souza, Carlos Alberto, Louco Abreu e, claro, Ronaldinho Gaúcho.


O fluzão vem forte e embalado pelo título do brasileirão 2010, sede de conquistar o título após seis ano e se igualar ao rival flamengo, também pra pegar ritmo pra libertadores da América.


Em enquete no globo esporte.com o flamengo lidera o favoritismo pelo título, seguido pelo fluminense, depois botafogo e por último o vasco.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO - SITE SUGERIDO

Esse site aqui pode servir para os amigos professores trabalharem o meio ambiente com crianças e jovens das nossas escolas. Muito bom o site.

RELIGIÃO - SITE SUGERIDO

Esse site é para os religiosos que gostam de fazer pedidos e agradecimentos ao santos católicos.

LEITURA: SITE SUGERIDO

Já este site aqui é pra quem gosta de ler. Esse portal disponibiliza várias obras, por exemplo de José de Alencar e Machado de Assis, para download em formato PDF.

SAÚDE - EXERCÍCIO FÍSICO

Hoje, muita gente em Upanema pratica alguma atividade física. Principalmente caminhada na BR 110, musculação e academia em geral.

Para calcular o gasto calórico, disponibilizo um site onde você calcula quanto gasta de energia realizando seu exercício preferido.

O site é este.

CARNAVAL 2011

Uma fonte revelou que está se formando uma banda upanemense pra tocar o carnaval na praça de eventos. Ela só não disse quem são os componentes, mas deu dica de quem é o "dono" da banda.

Estamos apurando e em breve mais informações.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

HOTEL THERMAS - 32 ANOS


O hotel, antes do governo do estado, completa 32 anos de fundação com o objetivo de interiorizar o turismo no RN.


É praxe não valorizar algumas coisas de nossa terra, e também um pré-conceito. O hotel thermas é um excelente ambiente pra descanso, lazer, esportes e eventos culturais. Pena que os mossoroenses não queiram que isso seja verdade.


O Thermas sempre tem hóspedes de outros Estados e cidades da região, menos de Mossoró. Recebi um e-mail mostrando a passagem de aniversário e história da fundação do hotel-resort.


Fica a dica pra quem quer curtir um bom hotel, barato e com muitas opções de lazer, principalmente aquáticas.

TIM E INTERNET

Vocês já observaram que os serviços da TIM e da internet de nossa cidade melhoraram e não estão mais "caindo" com tanta frequência?

Quanto a TIM não sei o que houve, mas que melhorou, melhorou bastante. E a internet se deve a competência dos administradores locais das duas operadoras: Marlos e Júnior Araújo.

Como diz um jornalista: muito do bom.

Carnaval 20011

Muitos colegas de fora me perguntam sobre o carnaval de Upanema em 2011. Ainda não foi divulgado nada em canto algum sobre esse tema. Macau, que é o maior carnaval do Estado, começa a se manifestar e dá o norte pra enfrentar a crise e promover um grande carnaval.

Parece que a saída serão as bandas de forró elétrico e consórcios entre os municípios interessados no evento.

Perguntei ao proprietário da banda timbalassamba, Gledson Daniel, sobre o assunto e ele disse que ainda não conversou com a equipe organizadora do evento.

De boatos sabe-se que o trio elétrico será o mesmo do ano passado. O que deixa os foliões animados pela excelente qualidade do carro de som.

SOLIDARIEDADE

A CAERN presta um grande serviço de solidariedade ao Hospital Infantil Varela Santiago em Natal. A empresa repassa doações de usuários ao Hospital, que chegaram ao montante de 175.000,00 reais no ano de 2010.

Por incentivo de minha tia Marleide, que me disse um dia: "quando tiver sua casa com água encanada faça a doação pro hospital..." passei a fazer a doação que vem junto com a conta do mês.

A doação é feita com, no mínimo, um real. Você pode aderir a essa boa ação pelo site da caern ou pelos telefones 3209-8200 (hospital) ou 3232-4151 (caern).

Um ato pequeno, humano e barato que pode salvar vidas de muitas crianças.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ronaldinho no flamengo

Eu avisei. Quando a toda poderosa rede globo bota a mão, ou melhor, dinheiro e interesses no meio não tem quem tome. É quase impossível se contra os interesses da globo.

Finalmente a novela acabou. Frase da presidente do clube: orgulhem-se flamenguistas por ter Ronaldinho no fla...

Deve ter pesado na decisão a praia carioca, as baladas, os morros cariocas...

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

VERANEIO EM TIBAU II

Uma figura indelével, que marca presença em Tibau honrando o nome de nossa cidade, é o vendedor WILDEMARQUE (acho que é assim).

O rapaz junta uma equipe de ajudantes e passa o dia e a noite trabalhando, de domingo a domingo. Na semana monta uma enorme barraca na principal rua da emanuelas e vende de quase tudo: bebidas, carvão, queijo, frutas, água mineral, galinha, guiné, peixe...

Nos finais de semana, ele fica no seu treiler em frente ao clube arenas e a turma na barraca. Conversar cinco minutos com Wildemarque é sair de qualquer estresse porque ele está sempre de bom humor que contagia quem passa e fica alguns minutos na barraca, consumindo. Lógico!

VERANEIO EM TIBAU

Muitos upanemenses firmam residência na "praia dos mossoroenses" no mês de janeiro. Tivemos (eu e Pollyanna) o prazer de passar o final de semana na residência do casal gente boa Almir e Ceição, acompanhados dos filhos, noras, Josias, Rodrigo Aquino, Gilmar, Ferrari e Aldalene, bino e convidados.

Avistamos muitos conterrâneos: Júnior Basílio e Emanuel; Neguinho, Glenedy e César Freire; Gilmar do depósito, Normando Buá, João Nunes e família; Dálito e esposa; Danilo, Marta e filhas; o vereador Dárcio e família; Roberto de chiquito; Neto do Rosário...

Isso foi só no primeiro fim de semana. Durante o veraneio, muitos upanemenses poderão ser vistos na praia das emanuelas ou em Tibau.

Alguém imagina o assunto predileto nos alpendres???

CONFRATERNIZAÇÃO DA SAÚDE

Aconteceu na última terça-feira, na residência do casal Dr. Erilço/Maristela, mais uma confraternização da Secretaria Municipal de saúde.

No encontro destacamos mais uma vez o bom acolhimento dos anfitriões, alegria, diversão, bate-papo, fartura de comidas e bebidas, algumas ausências...

Agradeço o convite; parabenizo a Secretária Conceição Medeiros e equipe pelo empenho e também o casal anfitrião por exercerem de forma concreta o significado da palavra confraternizar, que significa exatamente união, boas relações entre os membros de uma associação ou corporação. No caso aqui a nossa Secretaria.

As fotos estão aqui.