quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Equipe master de Upanema no Nogueirão

Nessa sexta-feira, dia 01 de outubro, à noite, a equipe master de Upanema, ou melhor, os atletas de idade mais avançada irão jogar no estádio Nogueirão em um jogo amistoso organizado pelo técnico-centroavante Vivi.
Após vários anos, será muito prazeroso voltar ao gramado do Leonardo Nogueira. Confesso que não acreditava mais nessa possibilidade, mas o esporte nos proporciona muitas coisas boas.
O nosso time treina constantemente, de quarta a sexta, às 5h da madrugada.
Vou fazer um gol e colocar a foto aqui. Apostas!

Mais um ônibus

Alguns alunos solicitaram à Prefeita Maristela mais um ônibus para Mossoró no turno da noite, haja vista a superlotação do ônibus de Dedé e o de Piaba/Genário.
Eis que a chefe do executivo local, com orientação do Secretário de Educação Inácio Araújo, deferiu o pedido justo dos futuros profissionais. Upanema conta, hoje, com três carros conduzindo estudantes até Mossoró. São alunos de faculdades, universidades, cursos técnicos, cursinhos pré-vestibular e os eventuais "caroneiros".
Isso pode ser refletido como um maior investimento na educação técnica e superior por parte do poder executivo municipal e também como um maior desejo dos jovens em conseguir uma profissão e um bom futuro por meio da educação.

ECC da paróquia de Upanema

No último domingo, o grupo do ECC da paróquia de Nossa Senhora da Conceição participou de um grande encontro na cidade de Patu, mais especificamente no santuário do Lima.
O encontro foi para marcar os 25 anos do ECC na diocese de Mossoró e contou com a presença de várias caravanas da região oeste, representando os zonais da diocese.

O evento começou com uma acolhida na igreja local, às 5h da manhã, caminhada até a base, subida a pé até o santuário, missa celebrada pelo Bispo Dom Mariano, café partilhado e encerrou com um show do Padre Nunes.

Coronéis com dificuldade de reeleição

A política é dinâmica e cheia de surpresas. A população condena, hoje, qualquer tática eleitoral que vise denegrir a imagem do adversário.
O povo quer um contato direto com o candidato, discutir ideias, ouvir propostas, estar perto dos políticos. Vai dançar feio quem continuar com a mesma conduta de 20 anos atrás. Assim seguem alguns coronéis do Senado Brasileiro e com grande chances de perderem o mandato.
São eles: Arthur Virgílio, Efraim Morais, Romeu Tuma, Marco Maciel, Eráclito Fortes...

Coluna do JU

Na próxima edição do Jornal de Upanema estarei tratando do tema saúde ambiental. Leiam!

BR 110 não começa em 2010

Pegando um gancho do blog de Silva Júnior:
Uma fonte bem postada junto ao DNIT e DELTA me informou que o início da obra da BR 110 não começa mais esse ano. Nem mesmo o contrato oficial foi assinado.

Tudo propaganda eleitoral pro Sr. João Maia. Espero que ela estaja errada, mas, infelizmente, a realidade e o momento caminham pra que essa notícia seja real.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Profissionalização do blog

Na tentaiva de melhorar e facilitar o acesso às postagens dos amigos blogueiros, coloquei as mensagens mais recentes dos blogs upanemenses.
Também há uma lista de blog de notícias gerais.
Boa leitura.

Carro de Januário é parcialmente destruído.

Nesta segunda-feira, logo após a participação de Dr. Leonardo na FM liberdade, Januário pediu um favor a um rapaz que chamasse alguém pra pegar seu carro que tinha ficado nas imediações do hotel central. O rapaz, todo irresponsável, ao invés de chamar um motorista, preferiu se aventurar e dar um passeio no prisma. Não deu outra: o pseudomotorista bateu no automóvel provocando danos apenas materiais.
O ditado popular diz que quando se faz algo de errado e às escondida é danado pra acontecer o pior. Está ai o exemplo.
Espero que Manoel Jan recupere logo seu carro.

Campanha eleitoral em Upanema fica movimentada

Na reta final da campanha eleitoral desse ano, alguns candidatos perceberam que em Upanema também se vota. Tem candidato mudando a agenda só pra atender aos desejos de seus correligionários da terrinha. Ô cidade forte!!!!!
Tem candidato que se mandar ele vir sozinho, perde-se no caminho; é óbvio se tirar as placas! Como dizem os jornalistas: é de lascar!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Festa animada ll




Eu e Pollyanna tivemos a boa companhia dos casais Manoel Lino e Adelcina, Vieira e Daniela, Alexandre e Lígia e muitos outros que passaram pelas mesas 15 e 16.



Festa animada

O baile que encerrou as comemorações da emancipação de Upanema, no sábado passado, foi marcado por muitas homenagens aos ex-vereadores vivos, alegria, descontração e irreverência por parte do cantor da banda. Por sinal muito boa a escolha feita por Anaximandro. Para o próximo ano se cogitou, no meio do salão, a participação da banda "super oara" do Recife.

Sugestão aos organizadores: bem que podia ter lembrado dos ex-vereadores que não estão mais aqui na Terra. Não é dor de cotovelo, mas acho que eles contribuíram de alguma forma com nossa cidade e suas famílias se sentiriam homenageadas pelo trabalho realizado por eles.
Não podemos esquecer da História de nossa Terra e nem do seu povo.

FLUMINENSE TROPEÇA NO FLAMENGO


Fazia uma eternidade que o flamengo não fazia mais de um gol numa partida de futebol. Eis que a benevolência da zaga do fluzão permitiu o feito mais inesperado nesse momento do campeonato: flamengo fazer três gols.

Muricy errou de novo. O time não sabe jogar com três zagueiros e um só atacante. Ou melhor, meio atacante do Washington, "ô homi ruim"!

Resultado: perdemos a liderança, por enquanto.

Mas foi um bom jogo, emocionante e com muitos gols. O empate valeu pelas circunstâncias do jogo.

FEIRA DA SAÚDE - FACENE




A FACENE (Faculdade de Enfermagem) participou de forma efetiva da ll feira de saúde. Uma equipe ficou responsável pela apresentação de palestra sobre câncer de mama e realização do auto-exame da mama.


Enquanto outra equipe fazia demonstração sobre como um leigo poderia realizar os primeiros socorros, por exemplo, a massagem cardíaca.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA




Duas empresas de alimentos e cosméticos, que
propagam uma dieta saudável, estiveram presentes na ll feira da saúde: herbalife e forever. As duas davam orientações sobre dietas saudáveis e demonstravam a eficácia de seus produtos, distribuindo-os aos visitantes dos estandes.

FEIRA DA SAÚDE - SAÚDE BUCAL

As equipes de saúde bucal realizaram, através de uma busca ativa, exames clínicos para diagnosticar possíveis casos de câncer bucal, aplicação de flúor com distribuição de escovas de dente, palestras educativas com orientaçãoes de higiene oral e sobre câncer de boca.

FEIRA DA SAÚDE l




A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última sexta-feira, a 2ª feira da saúde. Muita informação com palestras sobre câncer de mama e bucal, serviços médicos, de fisioterapia, asistência social enfermagem, odontológico, bioquímico, distribuição de preservativos e vacina.

A novidade foi a participação de duas empresas de alimentação alternativa: herbalife e forever.

Também teve a participação da FACENE ( Faculdade de enfermagem de Mossoró).

O hemocentro não comparece como combinado.

SEM ATUALIZAÇÃO

Problemas no meu computador me impediram de postar alguns acontecimentos do último final de semana.
Prometo atualizar o mais breve possível com postagens sobre a feira da saúde, encontro universitário, baile de emacipação, política, uma quentinha da BR 110, futebol...
Até logo mais.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

LADO TRISTE DO DESFILE CÍVICO

Todas as escolas levaram o que tinha de melhor pra Avenida 16 de setembro. Com exceção do Calazans. Foi triste ver minha escola com a menor representação escolar, com pouca participação dos funcionários, alunos e professores; apenas o diretor, alguns alunos e colaboradores.
A cada passagem de um ala era lido um pequeno texto falando sobre sua história, sua realidade, suas ações. Mais uma vez, o texto do Calazans foi diferente: suprimiu o nome de Luiz Cândido Bezerra, o transformador da Escola primária em Escola de segundo grau. Ação que mudou os rumos da educação de Upanema pra sempre.
Uma pena!

DESFILE CÍVICO DE EMACIPAÇÃO

O desfile cívico que comemorou o aniversário de nossa cidade foi muito bonito, organizado. Representou muito bem o sentimento de ser upanemense. As instituições e as pessoas que participaram vestiram a camisa, entregaram-se ao momento com garra para mostrar o que tinha de melhor. Muita gente participando, alegria, entusiasmo, dedicação em fazer aquelas peças de forma artesanal.
Parabenizo aos organizadores do evento pela forma como se deu o desfile: pontual, sem brechas, rápido (não foi enfadonho), bom de ser visto. Também a todos que participaram e se dedicaram para que nossa cidade continue resgatando o lado cívico de nossa história.
Parabéns também ao Jornal de Upanema pela cobertura fotográfica e por vídeo. Sugiro uma produção em cd ou DVD, que seria vendido ou doado, para que se possa guardar esse acontecimento.

SER UPANEMENSE

Gostar de uma cidade, do local onde você nasceu é normal. Lembrar dessa cidade quando estamos fora dela é nostalgia, gera saudade e vontade de um dia voltar, mesmo que seja de férias ou final de semana.
Upanema é um dedo de Deus, pela sua harmoniosa estrutura geológica, plana, próxima a um rio, e principalmente, pelo seu povo. Nós poderíamos ter nascido em qualquer lugar do mundo, mas o criador quis que fosse aqui ou em outra cidade desde que fosse perto daqui.
Ser upanemense é diferente. Somos guerreiros, lutadores, idealistas, de uma consciência política ampla e democrática. Não somos melhores do que ninguém, talvez pensamos diferentes, com grandeza de a cada dia melhorar a nossa cidade.
Ser upanemense, por exemplo, é atender ao telefone e se identificar assim: Alô, quem é? É fulano. Que fulano? Fulano de UPANEMA homi. Ah! Sim. Usar o nome da cidade como seu sobrenome, sua identidade. Ser upanemense é ter que vir aqui uma vez por ano ou pelo menos saber das notícias que acontecem, ler os blogs, o Jornal de Upanema, ouvir a FM 104 pela internet, ligar para seus parentes, amigos; participar das festas religiosas, sociais, celebrar os entes queridos...
Ser upanemense é muito mais coisas!

PARABÉNS UPANEMA


Quero aqui, hoje, registrar o aniversário de nossa querida UPANEMA, como dizia meu pai: UPANEMINHA DE AÇÚCAR que completa 57 anos e parabenizar a todos nós por fazer desse pedaço de terra abençoado por Deus a nossa casa, a nossa moradia, o nosso cotidiano.

SEM NET ONTEM

Ontem, não tive acesso à net e por isso não postei meus parabéns a nossa cidade. Por isso faço isso hoje.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

NO TWITTER DE SANDRA ROSADO

sandrarosado (A) Sandra assume o compromisso de lutar pela instalação de uma agência do Banco do Brasil em Upanema.
11:46 AM Sep 11th via ÜberTwitter

DISCURSO DA PREFEITA MARISTELA


A Prefeita parabenizou a Secretaria de Saúde pela iniciativa do evento, convidou os presentes para participarem das ações da semana em que se comemora a emancipação de nossa cidade, em especial a feira da saúde.

Disse que vai, durante os festejos, entregar dois consultórios odontológicos - que por sinal já estão instalados-, o abatedouro público, se possível o ônibus da comunidade de palheiros e a academia de ginástica ao ar livre para a terceira idade.


Portanto, teremos uma semana muito movimentada em nossa cidade: desfile cívico, ações administrativas de grande importância, feira da saúde, torneios e o encontro dos universitários. Acompanhem a programação e participem.

ABERTURA DA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER BUCAL




A abertura contou com a presença da Prefeita Maristela, vários Secretários: Conceição Medeiros, Inácio Araujo, Gilvandro, Socorro, Gerinaldo, Renata Carvalho, alguns assessores, agentes comuitários de saúde, auxiliares de saúde bucal, Dra. Cristiana, Dr. Rodrigo, funcionários das secretárias e muita gente que estava presente na feira livre que veio ouvir e ver a abertura.




O início se deu com a fala da Secretária Conceião Medeiros; logo após uma excelente apresentação do teatro da Secretária de Ação Social que relatou, com um peça de teatro muito bem montada pelos alunos e o teatrólogo, os males causados pelo cigarro.




Em seguida, a Dentista Cristiana mostrou as razões da campanha existir. Com o fim da peça, a Prefeita Maristela fez um discurso de encerramento, seguida pela Secretária de Saúde e pela Dentista Cristiana que agradeçeram a colaboração e participação dos presentes.

SEMANA CONTRA O CÂNCER DE BOCA

Iniciou hoje, pela manhã, uma ação preventiva contra o câncer de boca. A campanha foi inspirada no último dia 29 de agosto que é o dia de combate ao fumo.

O cigarro é o principal causador dessa doença bucal.

A programação segue durante essa semana com exames, nas unidades de saúde, para diagnosticar de forma precoce qualquer indício que possa levar ao câncer de boca; palestras nos dois grupos de idosos e durante a feira municipal de saúde, na próxima sexta-feira.

domingo, 12 de setembro de 2010

SAÚDE: FAZ BEM FAZER O BEM

Na última edição do Jornal de Upanema, escrevi sobre atividade física como uma das condições que levam um indivíduo a ter saúde plena. Clic aqui e leia na íntegra.

Pois bem, outra atitude que provoca bem-estar é fazer o bem as pessoas sem intereresses, por dever de cidadão e cristão.

Uma matéria publicada no O Mossoroense, do dia 28 de agosto desse ano, relata que "ações morais podem aumentar a capacidade humana de exercer força de vontade e a resistência física.(...) A pesquisa comprovou também que ser voluntário faz bem para o coração e o sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida e vitalidade da pessoa."



Sendo assim, antes de fazer o mal a alguém, lembre-se que você está fazendo também o mal a si memso.

VAMOS ACHAR GRAÇA - PARTE 2

O ônibus que seguia em direção a São Paulo, para numa cidade do interior de Minas.
O Capiau com três leitõezinhos sobe no colo.
Ao perceber a cena, um paulista quis logo tirar um sarro com a cara do mineirinho.
- E aí, mineiro, levando os porquinhos para passear?
- Pois é sô, os bichins nunca viram a cidade grande, uai!… Pois carece di vê.
Estes bichinhos têm nome?
- Teeeem sô!
Este aqui si chama, ‘Suatia’. O daquele ali é, ‘Suavó′…
- Puto da vida, o paulista interrompe o mineiro:
- Deixa que eu advinho o nome deste último. É ‘Suamãe?
Não sô, esse aqui é ‘Seupai’.
‘Suamãe’, fugiu onti.

VAMOS ACHAR GRAÇA

O cara chega do trabalho, em pleno sábado, senta-se na sua poltrona favorita, liga a TV e grita para a mulher:
- Rápido, me traga uma cerveja antes que comece!
A mulher não entende nada, mas pega a cerveja e leva para o marido. Quando ele termina, ele diz:
- Rápido, me traga outra cerveja, vai começar a qualquer momento!Ela fica mais confusa ainda, mas mesmo assim traz a segunda cerveja. Quando ele termina, exclama apressado:
- Vai, rápido, me traga mais uma ainda, já está quase começando!
A mulher, revoltada:
- Ah, chega! Que droga é essa!? Você chega e nem me diz oi, senta-se aí todo folgado, não levanta daí pra nada, e acha que vou ficar trazendo cerveja pra você igual a uma escrava? Você não percebe que eu trabalhei o dia inteiro, lavei, passei, limpei a casa, cozinhei, e ainda fiz compras?
O marido:
- Pronto… Já começou…

VAMOS ACHAR GRAÇA

Não sou nenhum comediante, nem sem ao menos contar uma piada.

Como nosso blog se intutala de boca aberta, nada mais original do que uma série de piadas para podermos sorrir, obviamentee de boca aberta, desde que a piada seja engraçada.

Por isso, criaremos essa série de vamos sorrir ou achar graça somente com a leitura das anedotas. Copiar não é pecado.

Sempre postaremos aos domingos e se você tem uma boa piada mande pra publicarmos aqui. Agradecemos a colaboração. Mande para o e-mail: ricardo-upanema@hotmail.com

Em breve estaremos criando outras sessões permanentes aqui no blog.

DIREITO DE PEDIR VOTOS

A Prefeia Maristela tem todo o direito de pedir o voto dos upanemenses para seus candidatos. Até porque ela é política, administradora do nosso município, conhece a necessidade de ter aliados fortes na esfera estadual e federal, faz parte das ações e atribuições da líder de um partido, de uma cidade.

A Prefeita, pela suas ações desenvolvidas em favor de nossa cidade e das pessoas, tem noção que pode ter acesso a qualquer cidadão-eleitor de Upanema para pedir votos de forma educada, democrata e consciente de receber um sim ou não. É normal.

Porém, o que se observa é algumas pessoas ligadas à Prefeita Maristela desreipeitando a democracia ou opinião eleitoral de alguns eleitores e até de outros políticos ligados à líder municipal. Isso tudo por Ambição, ganância, incompetência, letargia...

Maristela é bem avaliada em nosso município. Não precisa de atitudes autoritárias e vingativas de alguns "ACEÇORES FAMILIARES"para conseguir votos.

Ela tem tudo pra fazer de seus candidato os mais votados na 49ª zona eleitoral. É preciso, também, que os ASSESSORES POLÍTICOS apareçam agora, mostrem a cara pra bater, não se escondam e voltem depois da campanha com autoritarismo que só desgasta a administração da Prefeita Maristela.

ACORDEM, VOCÊS NÃO SÃO DONOS DE UPANEMA E NEM DA VONTADE POLÍTICA DOS ELEITORES.

VOTO SE CONQUISTA COM AÇÕES E ARGUMENTOS E NÃO COM AMEAÇAS.

EX-PREFEITO JORGE LUIZ EVITA A CAMPANHA 2010

Aliados afirmam que o ex-prefeito Jorge Luiz está determinada a não participar de forma efetiva da campanha de 2010. A provável causa seria uma maior dedicação a sua empresa, outros dizem que o líder peemedebista estaria ainda descontente com os últimos acontecimentos na política local, "decepcionado" com alguns aliados.


O fato é que a ausência de Jorge na atual campanha abre espaço para várias interpretações: estaria o empresário realmente decidido a ser apenas um eleitor upanemense? O político Jorge estaria se resguardando para um embate em 2012?


Ou esse fato de não estar presente é temporário e o político vai votar a todo vapor e pedir votos para os seus candidatos?

Faltam apenas 22 dias para a eleição.

TÉCNICO TAMBÉM PERDE JOGO

Muricy Ramalho, é sem dúvida um dos melhores técnicos do Brasil. Mas, no fluminense, tem mostrado algumas atitudes erradas nas substituições durante as partidas.

ELE perdeu o jogo pro guarani, de virada, e agora perdeu da mesma forma para o atlético goianiense. Com um jogador a mais recuou o time colocando o péssimo jogador Belleti, mesmo tirando o zagueiro André Luiz.

ELE perdeu a oportunidade de abrir seis pontos pro "curintians". E poderia abrir nove se vencesse o segundo colocado na próxima rodada.

Infelizmente nossos corações terão que aguentar essas aberrações futebolísticas até o final do campeonato.

O bom dessa derrota foi que o time de Goiania se aproximou do flamengo na disputa pelo rebaixamento, são apenas três pontos...

Se cuida Serginho, Josiel, Lannuvio...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SEMANA CONTRA O CÂNCER DE BOCA

Durante os festejos da festa de emancipação do município, as equipes de saúde bucal irão desenvolver uma busca ativa de casos de câncer bucal em nossa cidade.

A programação começa na próxima segunda-feira, pela manhã, com o lançamento da campanha que será em frente PSF III, próximo à Prefeitura. Será realizada uma palestra e entrega de panfletos com orientações sobre a doença.

Durante a semana, serão realizadas palestras nos dois grupos de idosos e exames nas unidades de saúde para diagnosticar de forma precoce qualquer lesão que possa se transformar em uma lesão cancerizável.

O encerramento se dará na feira da saúde, dia 18 de setembro, na escola Calazans Freire; informações por meio de palestras e panfletagem serão os mecanismos utilizados para esclarecer à população sobre essa grave enfermidade.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CARROS DE SOM

Independente do candidato, os carros de som de Upanema não estão respeitando ambientes como escolas e postos de saúde.

É comum, está trabalhando na unidade de saúde do PSF II, no conjunto IPE, em frente à escola Maria Gorete, e passar carros de som com o volume inadequado para o trecho.

Alô justiça eleitoral, proprietários de carros de som, políticos, coordenadores de campanha, não custa nada baixar o som quando passar por esses locais de trabalho.

CANDIDATO GILSON MOURA

No último sábado, na AABB, em Mossoró, o candidato-apresentador tentou reunir seus "parentes" da família Moura. Parece que não conseguiu atingir seu objetivo pelo quantidade de gente que tinha no local.

Por aqui, não lembro se o Deputado pisou antes da campanha. Passou dois anos viabilizando sua candidatura à prefeito de Parnamirim. Perdeu de virada para o desconhecido Maurício Marques.

Todos têm o direito de pedir o voto, mas não vejo ações do deputado-apresentador que justifiquem uma votação em Upanema. Defendo o voto distrital, regionalizado.

Poderia ter perguntado a ele, por exemplo, como anda o projeto que ele mais defendeu como advogado cidadão: legalização e acesso fácil às escrituras de imóveis.

FLUMINENSE PASSA POR MOMENTO DIFÍCiL

Meu tricolor tropeçou nos três últimos confrontos com times paulistas: empatou com São Paulo, Palmeiras e ontem perdeu de virada para o Guarani.

O time sente a falta de titulares como: Fred, Diguinho, Diogo, Leandro Eusébio.

Sinceramente, sempre achei Washington um jogador guerreiro, mas o homem é muito enrolado com a bola, cai demais, muito fraco pelo seu tamanho..., mas faz gol e continuamos líder.

Volta Fred, urgente.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SEXTA-FEIRA CHEGOU...


Para muitos o melhor dia da semana porque inicia um descanso de dois dias graças ao FDS(final de semana) . Para outros, ideal para o happy hour e terminar uma semana intensa de trabalho.


Para os estudantes um dia que deveria não mais ter aula. Aliás só há mesmo é faz de conta, principalmente depois da 9 da noite.


Para os estudantes que moram fora, hora de pegar uma carona e voltar pra casa.


Para quem vai viajar e aproveitar o feriadão é momento de arrumar as malas e cair na estrada enquanto é dia.


Para alguns, ainda tem o sábado até meio-dia de trabalho para poder aproveitar o fds.


Para alguns, melhor dia pra iniciar a recuperação de uma pequena cirurgia. Por exemplo, extração dentária.


Enfim, hoje é sexta e bom FDS pra todos nós.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SALÁRIO MÍNINO PARA 2011

Já podemos fazer as contas para o ano que vem. O Ministro Paulo Bernardo protocolou matéria no Congresso Nacional que trata do orçamento geral da união e o novo salário a partir de 1º de janeiro de 2011 poderá ser de R$ 538,15.

O valor acrescido corresponde apenas à correção da inflação do ano 2010. Um aumento insignificante para quem sobrevive desse valor: aposentados, pensionistas e a grande massa trabalhadora desse país.

O impacto nas contas públicas chega a quase R$ 4,5 bilhões com o aumento. Valor irrisório para quem vai receber até o final do ano com impostos a quantia de R$ 780 bilhões. Quando somada a arrecadação das três esferas de governo, o valor passará com folga de R$ 1,18 trilhão.