sábado, 31 de julho de 2010

DA TRIBUNA DO NORTE

Municípios do RN vão receber patrulhas mecanizadas

Vale do Açu - O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) entrega hoje patrulhas mecanizadas a 12 municípios potiguares no último dia da 7ª Feira de Negócios do Vale do Açu. Serão contemplados, nesse primeiro momento, os municípios de Alto do Rodrigues, Assu, Campo Grande, Areia Branca, Upanema, Ipanguaçu, Pendências, Paraú, Porto do Mangue, Carnaubais, Itajá e São Rafael. O município de Macau, também parte do Vale do Açu, será contemplado posteriormente com uma retroescavadeira, um caminhão caçamba e uma motoniveladora.

O investimento para a aquisição das patrulhas mecanizadas foi de R$ 15 milhões, fruto de uma emenda de bancada, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em mais 60 dias, outras patrulhas serão distribuídas em todo o Rio Grande do Norte. Estão confirmadas as entregas nos dias 20 e 29 de agosto, respectivamente para as regiões Potengi e central.

A função dessas patrulhas mecanizadas é melhorar as condições das estradas vicinais do Estado, facilitando o escoamento da produção agrícola, além de auxiliar no corte da terra no período do plantio. Cada patrulha é composta de uma grade aradora, um carroção com capacidade para seis toneladas, uma pipa de 5 mil litros, uma lâmina dianteira e uma plaina traseira, que também é útil para a escavação de pequenos açudes e barragens.



SORRIA, CHEGOU O FDS!


Sorriam, pois chegou o final de semana. Aproveitem bem esse intervalo entre duas semanas de muito trabalho.
Um bom final de semana pra todos nós.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

CANDIDATOS FAMOSOS

Vendo a matéria em que Romário se lança candidato à deputado federal, resolvi olhar alguns nomes de figuras famosas que poderão ser votadas, em 2010, graças à ignorância do povo brasileiro. As figuras são: Tiririca, Leandro do KLB, Reginaldo Rossi, Batoré, Kiko do KLB, Ronaldo Esper, Vampeta, Marcelinho Carioca, Túlio Maravilha, Kléber Bamban, Sérgio Malandro, Gretchen, Netinho de Paula...

É uma estratégia nojenta dos partidos políticos, para atarir alguns famosos despreparados para a função de político. Muito perigoso para o Brasil. Sem generalizar, mas alguns artistas se deram bem na política.

Essa febre começou com o saudoso Enéas, passou por Clodovil Hernades, Frank Aguiar (au, au!), Celso Russomano, Micarla de Sousa...

CANDIDATOS ESQUISITOS

Toda campanha eleitoral é a mesma coisa: aventureiros usam e abusam de nomes pouco comuns com o intuito de chamar a atenção dos eleitore. Querem aparecer e ganhar o voto daqueles que levam a política na brincadeira ou o voto de protesto. Não é por ai, não é assim que se protesta com um poder nas mão tão sério que é o voto.

Pois bem, antes mesmo da campanha eleitoral aparecer nos programas de televisão e rádio, logo após os registros nos Tribunais, eis que aparecem os primeiros babacas de plantão na eleição 2010. Vejam alguns nomes: mulher pera, cagado, psiu, saci perere, grilho, palhaço, papai noel, pelé, frangão, bisteca, binladen, maradona do Brasil...

Ainda bem que a porcentagem de votos recebidos por conta do nome incomum é pequena.

TRILHAS POTIGUARES

Sou admirador de parcerias nos serviços públicos, mesmo que temporárias. Existem várias instituições dedicadas a prestar seus serviços à comunidade.
Cito as Universidades, o sistema S (SENAI, SESC, SESI, SEBRAE), ONGs, PETROBRAS, Bancos públicos e privados...

A cidade de Janduis se msotra uma campeão nessa relação de mutualismo social. A cidade de Didil traz pra sua sede um projeto que eu participei e sempre tive a vontade de realizar aqui em Upanema, mas não foi possível. É o projeto das TRILHAS POTIGUARES onde um conjunto de técnicos e alunos de vários departamentos da UFRN prestam seus conhecimentos de acordo com a necessidade do lugar, para tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas que participam da ação. As oficinas são nas áreas de assistência social, educação, saúde, agricultura familiar, cultura, dentre outras.


Upanema poderia entrar definitivamente no calendário dessas intituições para receber esses benefícios.




SOLIDARIEDADE X BANDIDOS

Ano passado, durante as enchentes e a tragédia em Santa Catarina, pudemos observar casos de voluntários que faziam seu papel da solidariedade. No entanto, havia pessoas infiltradas na organização para escolher ou até roubar as doações.

Essa cena se repete aqui no Nordeste, no Estado de Alagoas e Pernambuco. Políticos estão desviando e guardando os alimentos, roupas, colchões, etc com o objetivo de fazer moeda de troca na campanha eleitoral. Lamentável!

Essa atitude mostra a presença de bandidos usando a boa vontade do povo para se beneficiar. Gera também indignação, revolta e o sentimento de frustração por ter ajudado a alguém e desconfiar que sua ajuda chegue a quem realmente precisa.

Por fim, desperta um sentimento de descrédito para ajudar em outras situações de desastre nacional.

Uma ação profundamente lamentável que necessita de uma punição exemplar por brincar com os sentimentos dos outros.

terça-feira, 27 de julho de 2010

EXCLUSIVO: JORGE LUIZ VOTARÁ EM LARISSA ROSADO




O Vereador Anísio Júnior anuncia mais um apoio a sua candidata a deputada estadual. Segundo o edil, Jorge Luiz confirma voto para a Deputada Larissa Rosado. É a segunda vez que o ex-prefeito vota na filha de Sandra e Laíre.

Sem dúvida, um grande reforço pra campanha da guerrerinha mossoroense, isso porque o líder político upanemense possui grande influência eleitoral em nossa cidade.
O vereador avisa que ainda espera por mais simpatizantes em prol do nome de Larissa Rosado. É esperar pra ver.

ANÍSIO JÚNIOR SE CONFIRMA COMO UM GRANDE ARTICULADOR


Esse início de campanha está se confirmando uma grande habilidade do Vereador Anísio Júnior: sua capacidade de união. O vereador participou de forma ativa aos novos apoios à deputada Sandra, Dr. Leonardo e até mesmo à Rosalba.

A condição de articulador se deve a sua larga experiência nos bastidores de outras campanhas eleitorais. Segundo o vereador, as articulações continuam e com grande chance de sucesso de novos apoios em favor do nome da deputada Larissa Rosado.

Quando confirmado, prometo divulgá-los em primeira mão.

domingo, 25 de julho de 2010

DIA DO MOTORISTA

Por necessidade ou opção, muitas vezes, confiamos uma viagem a um profissional que nos conduza até nosso destino com segurança e a certeza de chegar.

Sob estresse, cansaço, desgaste físico e mental. É assim que esses profissionais trabalham diariamente ou no regime de plantão.

Quero aqui parabenizar esses profissionais pelo seu dia. Que eles continuem com profissionalismo, prudência, prazer e respeito com seus passageiros.

Deixo aqui uma mensagem pra nós motoristas, amadores ou profissionais, refletirmos como pessoas cristãs.

“A estrada para o sucesso não é uma reta...
Há uma curva chamada fracasso,
Um trevo chamado confusão,
Um quebra-molas chamado amigos,
Farois de advertência chamados família,
E pneus furados chamados empregos...
Mas se você tiver um estepe chamado determinação...
Um motor chamado perseverança...
Um seguro chamado fé...
E um motorista chamado JESUS,
Você chagará a um lugar chamado sucesso...”

São tantos amigos motoristas. Vou nomear alguns e todos se sintam homenageados: Dedé do ônibus, Mundinho da ambulância, Clécio de Nem, Hudson, Fernando, Valmir, Carlos Júnior, Régis, Pompeu, Aldivam, Canindé, Manoel Lino, Johnson, Batista, Chiquinho do galeto, Pedro da água mineral, Eudim (Antonio Eudes, Pai de Anax e Silva Jr), Júnior Basílio, Antonio Paizinho, Jair e Jailson, Piaba, Genário, Luiz de Salete, Fabinho das barreiras, Érico de Manim...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

UPANEMA NEWS

O poder da internet como fonte de informação é inquestionável. A net tornou-se uma grande arma para que a população exerça seu direito de cidadão em todos os seus aspectos.

Por exemplo, as ações dos poderes constituidos se mostram menos obscuras e mais transparentes graças às informações fornecidas pelos diversos mecanismos de fiscalização (Tribunais de Conats, Associações, sindicatos...).

Caminhando nessa linha, o blog mais lido pelos upanemenses, hoje, tem um grande poder de mobilização e capacidade de formar opinião. É lá onde se expressa opiniões diversas que convergem para uma democracia forte.

Desse modo, o que é mostrado no Upanema News tem uma grande repercussão dentro e fora de nossa cidade. Seu dono possui grandes chances de ser um interlector do bem e do mal, depende de cada ponto de vista.

Parabéns ao camarada Silva Júnior e aos demais blogueiros upanemenses por exercerem um papel de informamtes tão valioso que torna Upanema uma das cidades mais politizadas da região.

Destaque para os colegas blogueiros Didil, Zé Mário, Luiz Jairo, Josiel Gondim, Jânder, Anax, Edgar, Xavier,Luciano, Núbio...

RECONHECIMENTO

O blog UPANEMA NEWS mostrou, aos upanemenses, o reconhecimento do blogueiro Carlos Santos à atitude do Vereador Anísio Júnior com a proposição da audiência pública. Sem dúvida essa audiência foi um marco para a retomada das discussões sobre a construção da BR 110.

Portanto, não podemos esquecer de elogiar e enaltecer a ação da Câmara Municipal de Vereadores; sobretudo, a ideia do Vereador Junhim de Mainha.

Anísio Júnior possui extrema facilidade de comunicação com a classe política do RN, haja vista ter sido assessor parlamentar na Assembleia Legislativa Estadual.

P.S: A obra vai ter vários pais e mães, mas algumas posturas foram importantes para tirar o projeto da gaveta. Além da audiência pública, ressalto a participação decisiva do ex-prefeito Jorge Luiz em 2004 quando ressuscitou o projeto de construção da sonhada BR-09.

FLUZÃO É O NOVO LÍDER


Diz o ditado popular que alegria de pobre dura pouco. Sendo assim, vamos aproveitar a hora porque meu fluzão é o novo líder do brasileirão 2010, que fique registrado, após a vitória sobre o bom time do cruzeiro. Mas, como já escrevi, o momento é bom com possibilidade de melhorar. Parece que esse time não é uma chuva de verão, vamos longe!
Até porque os demais time não estão investindo tanto quando o time de Dr. Gladstone, Dr. Hallyson, Nil, Ivan, Gilvandro, Bezerra Neto...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

COMÍCIO AO MEIO DIA É COMPLICADO


Rosalba iniciou sua campanha em Mossoró,no último dia 17 de julho, com uma caminhada da cobal até o centro, mais precisamente em frente ao mercado central. Até ai tudo bem, o problema é que quando os candidatos foram falar, especialmente José Agripino, tinha pouca mais de uma centena de pessoas disponíveis a ouvir a mensagem de Jajá.


É perigoso, em Mossoró, comício em pleno pingo do meio-dia. Foi nitidamente um erro de estratégia de campanha. Porque eu tive até vontaade de parar e escutar, mas quando vi aquela lua sem nenhum pé de planta pra porteger, desisti.


terça-feira, 20 de julho de 2010

FLUZÃO


Após a vitória do fluzão contra o time do santos, aumentaram ainda mais as expectativas de um bom capeonato para o tricolor das laranjeiras.
Principalmente agora com os reforços de Belleti e Deco e o rei das Arábias Emerson.
Sem falar no líder Muricy que botou ordem no tricolor carioca.
Agora, é esperar que continue até o fim dessa maneira e brigar pelo título.
Ano passado eu tive muita raiva dos cavalos do fantástico. Já hoje gosto de ver o carro do fluzão lá na frente. Qualquer dias desses chegaremos a "poliposition".

PARCERIA ENTRE PMU E GOVERNO DO ESTADO

Calma!
Ainda não é a parceria administrativa esperada por alguns.
Trata-se de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde com o CEFOPE (Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde “Dr. Manoel da costa Souza”) que é uma escola dentro da Secretaria Estadual de Saúde.

O acordo foi firmado para que funcionários da PMU participem de um curso de formação técnica na área de odontologia. Os alunos receberão o título de técnico em saúde bucal (TSB) cuja função é auxiliar o Dentista nas suas ações preventivas e curativas.

Participam do curso as alunas Raimunda, Leila, Neidinha, Katarina, Luzineide, Kaline e Núcia. O curso funciona no Elizeu Viana, de segunda a sexta-feira, e eu sou docente do curso.

Animais na pista


E por falar em viagem a Mossoró, é impressionante a quantidade de animas na pista de rolamento no trecho entre a cidade de Upanema e a BR 304. Mais precisamnte entre a entrada do sítio boágua e a ponte sobre o rio Upanema.
São as mesmas carinhas de sempre, os mesmos animais todos os dias. Sem ninguém saber quem é o dono e responsável pelos quadrúpedes.
A viagem se torna mais perigosa principalmente a noite quando a visibilidade é menor. Há a necessidade urgente de uma atitude, não sei a quem compete essa ação, pra amenizar esse risco desnecessário. É preciso identificar o proprietários do gado para que ele possa ser aconselhado a guardar seus animais em um local seguro pra eles e também para nós usuários da estrada.
Esse problema já foi denunciado aqui na net, mas ainda não houve solução adequada. Será que é preciso acontecer mais acidentes pra se tomar uma atitude definitiva e resolver essa celeuma?

O blog está de volta

Com a net funcionando normal, graças ao empenho de Marlos Wendell, fica mais fácil atualizar o blog.
São 27 minutos do dia 20 de julho. Não sei se é pelo horário, mas agora a net está uma bala. Se for assim vou postar sempre nesse horário, quando chegar de Mossoró. Espero que agora esteja tudo ok.

Regis Rosing


Sempre admirei os textos escritos pelo repórter gaúcho. Após vários dias do final da copa, sem nenhum sentimento de saudade, o repórter e editor Regis Rosing aparece no programa esporte espetacular com mais uma de suas pérolas escritas. Realmente, o texto foi mais emocionante que muitos momentos da copa.

Definitivamente, ele é um dos repórteres que melhor escreve e lê seus textos. Sempre com muita emoção.

EXEMPLO DE ATITUDE

O Sr. João Gabriel anda de rua em rua com um abaixo-assinado pra fazer uma representação contra a porqueira da TIM.

Se você ainda não assinou, procure algum ponto comercial que tenha a lista e exerça seu poder de cidadão.

São ações desse tipo que fazem a diferença, estimulam a luta por melhorias, mobilizam uma sociedade para resolver um problema comum a todos.

Parabéns pela iniciativa. Eu já assinei.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SONHAR É NECESSÁRIO

Sonhar é atemporal. O sono surge a toda hora como projeção de realizar algo em nossa vida. É a alma da perseverança, do desejo, da mudança, da realização.
Em Upanema, sempre houve pessoas que sonharam com uma cidade melhor, mais desenvolvida, com o asfalto, telefone... Hoje, sofremos. Talvez, pela falta de agilidade, atitude, ousadia, luta de pessoas que outrora sonharam e não vira o sonho se tornar realidade. Virou utopia, fantasia, ilusão.

Em nossa cidade, temos muitos sonhadores, pensadores, pessoas inteligentes, com ideias inovadoras, cidadãos que querem o bem comum da nossa Upanema e de seu povo. Mas nos faltam ação, atitude, mobilização, comprometimento com nossos ideais. Podemos ser punidos, no futuro, pelas novas gerações, por negligência, inoperância e comodismo.

Os sonhos da nossa geração podem não ser os mesmos das futuras, porque as gerações mudam as modas, as gírias, os costumes e, principalmente, os sonhos. Como diz Miguel Falabella: “... não podemos mais nos abraçar e lembrar como sonhávamos, porque os laços mais fortes de uma geração de amigos são os sonhos compartilhados.”

Calar-se diante das dificuldades comunitárias como Banco do Brasil, BR 110, telefone móvel, agricultura viável, emprego, indústrias, educação de qualidade, saúde resolutiva é a forma mais cruel da nossa falta de ação. É entregar os pontos ao pessimismo. É o fim do sonho de ter uma Upanema do futuro, sustentável e com melhor qualidade de vida em todos os seus parâmetros.

Precisamos ser adubados com otimismo, por uma liderança proativa que pense e sonhe grande. Porque um homem que não sonha acordado está “morto”.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Limão gigante


Duas figurgas ímpares: Zé de Ana e o limão gigante.
O fruto apareceu na roça, do meu amigo José Ivo, de forma misteriosa. Segundo ele foi apenas com adubo.
Mas, as sementes foram plantadas na serra do também amigo Genário Sérgio. Em breve saberemos se foi uma mutação ou só veneno mesmo.

FASE DE TESTE

Pois é, ainda não sei "bulir" nem um pouco desse negócio de blog. Mas estou gostando e me esforçando pra melhorar. Por exemplo: colocar os blogs que leio, mudar o layout, inserir algumas parafernalhas da net e etc.

Aproveito para agredecer ao técnico-empresário Marlos Wendell, Anaximendro e Silva Jr. pelas dicas e preparo psicológico com o que pode aparecer pela frente.

ELEIÇÕES 2010, 2012, 2016...

Sherloquinho me contou que, já algum tempo (estou até um pouco atrasado), houve uma reunião entre a Prefeita Maristela, Dr. Dorian e o grupo político coordenado pelo meu primo Luiz Jairo. O teor da conversa foi formar uma aliança na campanha de 2010: Maristela vota em Iberê e o grupo liderado por Luiz Jairo vota em Henrique Alves.

Logrando êxito, os dois líderes poderiam fechar uma chapa para as eleições de 2012 com Maristela candidata a reeleição e Jairo como vice.

Aluísio Alves já dizia que se faz uma campanha hoje pensando em duas pra frente.

Odontologia para o bebê














A convite da Secretaria Municipal de Saúde e da enfermeira Regivânia, ministrei uma palestra para gestantes, no salão paroquial, no dia 26 de maio de 2010. O tema debatido foi a saúde bucal da gestante e os cuidados que mãe deve ter com o futuro bebê.


Estavam presentes as gestantes, algumas crianças, agentes de saúde e auxiliares.

Meus primos Carlos Henrique e Halyson Renato

Quero parabenizar meus dois primos: o biólogo Carlos Henrique e o engenheiro civil Halyson Renato pela aprovação no curso do IFRN. Ambos se mudarão, em breve, para a cidade de Paus dos Ferros, onde exercerão, respectivamente, suas funções de professor e engenhiro do Instituto.

DISPUTA DE SALÁRIOS

O professor Dário mostrou um texto que retrata uma divergência entre as três esferas de Governo. Enquanto os funcionários do Executivo brigam, fazem greve, choram um mísero aumento um pouco acima da inflação, os poderes Judiciário e Legislativo pensam em valores amazônicos.
Todo profissional merece receber seus vencimentos de forma justa e compatível com a sua função, analisando riscos e efetividade para a sociedade. Nada contra salário de ninguém, muito menos inveja.
Há uma disputa explícita entre os Poderes Judiciário e Legislativo para atrair “bons funcionários” pelos altos salários. Atitude que anda na contramão da realidade do país e do poder executivo.
Se não bastasse, o Senado Federal já planejou o troco, dando aumento de salário aos seus servidores que varia de 40 a 100%. Isso ainda pode ter um efeito cascata para as Assembleias legislativas.
A elevação dos vencimentos incide sobre a “gratificação de desempenho”. Desse modo, o salário de copeiros e motoristas pode chegar a R$ 19.061,95. Valor superior ao de um Juiz Estadual. Pode um negócio desses?

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Jabulani


A grande estrela da copa 2010 é a bola jabulani da adidas. A empresa alemã já anunciou que vendeu mais de 13 milhões de exemplares da bola mais famosa de todas copas. Uns compram por curiosidade, inclusive eu procurei pela redonda e não a encontrei no comércio mossoroense.

A bola divide as atenções com a coca-cola nas entrevistas comcedidas por jogadores e técnicos após os jogos.

Quado estiver com minha jabulani, vou fazer um desafio a alguns colegas. Aguardem.

adidas x Nike



O início das oitavas-de-final da copa 2010 apresentou uma disputa real e paralela entre as duas maiores marcas de material esportivo: adidas e Nike.

Representando a Nike tínhamos Brasil, Holanda, portugal, EUA, Coreia do Sul... Já a adidas tinha Alemanha, Espanha, Argentina, Paraguai, México...

Correndo por fora aparecia a Umbro com a Inglaterra; e a Puma com Uruguai e Gana.

Na verdade, a didas saiu na frente com a jabulani e a roupa dos árbitros; enquanto a Nike está sendo mostrada graças a sua chuteira laranja com prata.

Agora, nas quartas-de-final restaram Puma com Uruguai, Nike com Holanda e adidas com Espanah e Alemanha.

O boato na net que a copa de 2010 era carta marcada pró-Argentina foi de água abaixo graças ao chocolate que os germanos deram nos hermanos. Que maravilha!!!!

E ai, qual marca vence a copa do mundo de 2010?

sábado, 3 de julho de 2010

COMERCIAL FIFA

O prazer de torcer pela seleção em copa está perdendo o charme porque se busca mais o resulatdo do que o espetáculo. A competição deixou de lado a disputa entre países e passou a ser vista como uma fonte bilionária de euros.
A FIFA abusa. Aliada aos patrocinadores exige, por exemplo, que os times usem o segundo terno pra poder vender mais camisas “desconhecidas”.

Agradeecimentos

Agradeço aos amigos pelo estímulo. Espero contribuir de alguma forma com suas leituras.